Após morar 10 anos em Portugal, noto muito que os funcionários fazem muito barulho em todos os locais.
Nos restaurantes, nos cafés, nas lojas... existe uma cultura de "bater" as coisas, louças, objetos, cadeiras, até mesmo o coador de café. Por vezes estar em um café pequeno, dá até dor de cabeça, o tanto que eles batem as coisas.
Após perguntar para alguns funcionários, proprietários e fazer algumas pesquisas na internet, descobri que tal fato era cultural. Louça batendo era sinal de faturamento alto para os proprietários, que ficavam numa sala fechados, e tinham que ouvir o barulho para saber se estava cheio o local ou não. Silêncio era sinal de movimento fraco.
Os tempos mudaram, felizmente. O faturamento não se mede mais pelo barulho, mas sim pelos números nos computadores, nos caixas, nas faturas e nas planilhas. E, com os novos tempo, barulho, é desagradável, sinônimo de poluição sonora.
Funcionário Invisível
Um bom funcionário é aquele que faz as coisas acontecerem sem se notar. Sem fazer barulho, sem falar, sem gritar, sem alarde, sem "fumaça", como dizemos no meio operacional e empresarial. Nada pior do que funcionário "fumacento", que só faz fumaça e nada acontece. O funcionário perfeito é o oposot: você pede, e aparece, sem você quase nem notar.

Comentários
Postar um comentário